quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estágio Obrigatório

Não sei se é do conhecimento de todos os acadêmicos dessa unidade que os estágios obrigatórios a partir do 5º período foram extintos, para os alunos da grade de 2009 até os dias atuais. Tal fato se deu pela alteração da grade, onde a nova reza que temos o 10º período para a realização desse.

Como se não bastasse as nossas deficientes, limitações, carências e necessidades não atendidas; ainda temos que nos deparar com mais esse empecilho.

Essa alteração não determina o fim dos estágios, ela apenas não permite com que façamos estágios obrigatórios, nos restando do 1º ao 9º períodos a realização apenas dos estágios complementares.

A problemática dos estágios complementares vem da dificuldade de arrumá-los, pela burocracia ao concedê-los. Ao se realizar estágios complementares, pela lei de estágio, existe a necessidade de remuneração. Isso seria um grande feito a nós, mas quando nos deparamos com a facilidade de conceder estágios sem remuneração (estágios obrigatórios), vemos o quão difícil ficou nossas vidas.

Penso que não é interessante para uma empresa remunerar um acadêmico na realização de um estágio por apenas um mês (por exemplo, Julho), ensinando toda a rotina e tarefas, e logo em seguida, pelo curto tempo de estágio, não usufruir dos ensinamentos. Isso seria uma contribuição apenas unilateral (a empresa concederia e o estagiário não contribuiria), e o certo é a troca, a bilateridade da relação.


Mas nessa quinta-feira dia 25 de agosto de 2011, tivemos o posicionamento derradeiro da Gerente de Graduação, nos dizendo da real e possível possibilidade de realização de Estágios Obrigatórios antes do Ultimo periodo; e agora, a partir da segunda metade do curso; conforme projeto pedagógico.

Com essa possivel vitória, buscamos facilitar a vida acadêmica de nossos estagiários na busca de tais atividades, já que estamos dependente de autorizações da própria Unidade Universitária de Ipameri, bem como do Conselho Acadêmico.

Procurem mais informações, façamos valer nossos direitos.

Cleiton Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário