Apresentação
A importância do Setor Florestal Brasileiro pode ser constatada pela sua significativa evolução e contribuição à economia nacional. Com 19 cursos de mestrado, 13 de doutorado e 1 de mestrado profissionalizante, a pós-graduação tem uma considerável parcela de contribuição para o alcance desse sucesso.
No Brasil, desde 1973, a pós-graduação em ciências florestais tem preparado mestres, doutores e pós-doutores para atuarem em pesquisa e docência e assim promover o avanço tecnológico e científico em nível nacional e internacional.
Eventos e mostras científicas que permitam debates de todo o horizonte de atuação do setor florestal, e não de partes específicas, são de extrema importância para o entendimento da demanda de pesquisa, ensino e extensão florestal.
O simpósio de pós-graduação em ciências florestais, realizado a cada dois anos, tem como objetivo criar a oportunidade de trocas de experiências e informações entre estudantes, pesquisadores e universidades visando ao fortalecimento contínuo do setor.
O evento este ano tem como tema a Ciência Florestal Sem Fronteiras, vindo de encontro ao Programa do Governo Federal, que incentiva a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia.
Objetivos
- Promover um fórum de discussão sobre as pesquisas desenvolvidas em nível de pós-graduação e oportunidades, com enfoque à inovação tecnológica;
- Criar um espaço de atualização e trocas de experiências entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais do setor florestal nacional.
- Promover a divulgação de oportunidades de intercâmbio nacional e internacional;
- Debater a importância da internacionalização da ciência florestal;
- Incentivar a discussão sobre as parcerias entre institutos de pesquisa, empresas e universidades no desenvolvimento de pesquisa;
- Promover a difusão tecnológica entre pós-graduandos, graduandos, professores, pesquisadores, gerentes e técnicos de empresas florestais, e prestadores de serviços para o setor de base florestal;
- Pretende-se, também, cumprir o compromisso de estimular, promover e desenvolver estudos e ações para o sucesso de empreendimentos florestais com os benefícios sociais, ambientais e econômicos
- Promover a integração e aproximação dos cursos de pós-graduação do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário